Praça do Kinaxixi

A formalidade do objecto arquitectónico pretendido demonstra claramente três abordagens, que em conjunto formam um todo coeso e harmonioso – Moradia Existente, Ampliação e Anexo.
Tornar a Praça do Kinaxixi um museu á céu aberto. Tratando-se de um espaço emblemático e icônico para a cidade de Luanda,
Que durante muito tempo esteve adormecido, gerou desconforto para os utentes e profunda tristeza pelo extinção do Antigo mercado e Largo do Kinaxixi.

Portanto, a estética do largo foi pensada em voltar a trazer o sentimento de alegria, representar aspectos da cultura angolana de forma didática e proporcionar experiências a todos os utilizadores que frequentarem o espaço.

Por existirem volumes de tamanho considerável no largo, que não poderiam ser removidos ou alterados, mas que teriam de ser adaptados, foram usados materiais que transmitissem uma certa leveza, fossem de longa duração, e que pudessem ser aplicados á de acordo ao cronograma de obras.

Para atingir este resultado, foram escolhidos azulejos cerâmicos, cujas cores nos remetem ás frutas e hortaliças comercializados no antigo mercado do Kinaxixi. O padrão aplicado no pavimento, foi resultado da desconstrução de um simbolo sona (linguagem gráfica de povos de Angola), bem como o padrão utilizado nas placas perfuradas de aço corten que envolvem o pedestal da estátua da Rainha Njinga a Mbande.

Para trazer o elemento didático-cultural, foi feita uma curadoria de imagens que representam os retratos dos sobreanos, itens de antropologia de várias regiões de Angola (objectos e máscaras) e instrumentos musicais típicos angolanos. Cada figura terá um código QR que redicionará para uma página com o conteúdo e informações sobe a respectiva figura.

O paisagismo acrescentado ás rampas de modos a conferir mais área verde, bem como uma barreira para prevenir que as pessoas subam para as mesmas.
Foram também implementadas árvores para conferir mais sombra
A fontes de água existentes foram mantidas, mas sofreram uma leve alteração.

Estão contemplados ainda: a insersão de um quiosque comercial no largo, a realização de uma feira aos fins de semana, de modos a evocar a memória do Antigo Mercado do Kinaxixi.

Cart
  • Your cart is empty Browse Shop
  • Open chat
    Hello 👋
    Can we help you?